5.6.11

A fase da (re)definição - Análise de Funções e Briefing

Análise de funções - Técnica que pode ser aplicada em produtos existentes ou ainda em fase de projecto
As diferentes funções de cada produto devem ser descritas de forma simples conjugando um verbo com um substantivo - aquecer água/aquecer uma resistência/interromper o circuito/absorver humidade :

- Função principal: É a razão da existência de um produto do ponto de vista de um consumidor (Ex. aspirador - aspirar pó e resíduos)
- Funções básicas: Funções essenciais para a função principal, são causas directas da ocorrência da função principal (Ex. sugar o ar)
- Funções secundárias: Como é que essa função é assegurada? (Ex. Como suga o ar?)




Árvore funcional de um descascador de batatas:

Procedimento
Lista de todas as funções percebidas do produto (brainstorming) - O QUE FAZ O PRODUTO?
Ordenar as funções: função principal, funções básicas, funções secundárias.
Confirmar a precisão da árvore, de cima para baixo e vice-versa, usando as questões: COMO? PORQUÊ?
Pedir a outros para analisarem a árvore e questionar o encadeamento de funções.
O importante é descrever as funções exaustivamente e ordená-las de forma sistemática.Briefing:
- conjunto de informações que permitem a execução de um projecto
- utilizado para descrever ideias gerais e valores que o projecto irá ter


O briefing deve responder às seguintes questões:
- O quê? (Que solução têm em mente?)
- Quem? (Cliente? Público-alvo?)
- Onde? (Onde será utilizado o design a desenvolver?)
- Quando? (Quando quer um resultado?)
- Porquê? (Objectivos)

Objectivos, Utilização, Localização Geográfica, Público-Alvo, Conceitos de Identidade relacionados com a natureza da empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário