É uma ferramenta utilizada nos mais diversos contextos, quer pessoais, sociais, organizacionais, artisticos ou outros.
Consiste no planeamento de projectos, na divisão de trabalho, funções e tarefas, no auto-conhecimento, na criação e construção de estratégias, na construção de uma visão, entre outros.
Os erros mais comuns em mapas mentais:
- Mapas mentais não são esquemas
- As frases completas nem sempre fazem mais sentido
- Um mapa mental “desarrumado” não é um mau mapa mas sim um reflexo do estado mental ou do grau de entendimento sobre o assunto
- Reacção emocional negativa aos mapas mentais (as primeiras tentativas de criação de um mapa mental podem ser decepcionantes. Um verdadeiro mapa mental requer momentos de revisão até atingir a maturidade)
Num mapa mental é possível visualizar a estrutura global de um tema. Trata-se do nosso entendimento pessoal sobre um tema e é um processo de pensamento associativo que parte do centro ou converge para o mesmo. A informação é ligada através de vários ramos que ditam a sua importância consoante os diferentes níveis.
É feita também a exteriorização do pensamento radial e do pensamento associativo. Estes promovem também o desenvolvimento da capacidade de alternar entre análise e síntese - fomentando assim a solução criativa de problemas de uma forma mais fácil.
Ao percebermos como o cérebro processa informação, permite-nos optimizar os processos mentais. Utilizando conceitos-chave integrados e interligados da mesma forma que são organizados no cérebro é a forma mais eficaz de estruturar notas pessoais, apontamentos e reflexões para conseguir melhores resultados.
Pensando na palavra FELICIDADE, constrói um esquema radial com as dez primeiras palavras associadas
Pensa no conceito CASA, constrói um esquema radial com uma imagem central que ilustre este conceito. Depois, em volta da imagem desenha dez imagens dos primeiros conceitos associados a casa
Objectivos do trabalho:
- libertar o poder do cortex visual
- aumentar o prazer estético
- relaxar a mente
- desenvolver o poder das associações imagéticas
- quebrar a resistencia ao uso de imagens na aprendizagem
- combater o preconceito de que o uso de imagens pode ser infantil, imaturo, irrelevante
HEMISFERIO DIREITO VS HEMISFERIO ESQUERDO
Apesar de cada hemisfério dominar determinado tipo de actividades no processamento de informação, os dois têm capacidade de processar todo o tipo de informação. Limitamos a nossa capacidade de desenvolver novas estratégias ao afirmar que somos mais “hemisfério direito” ou “hemisfério esquerdo”.
Para adquirir novas competências e estimular o processo criativo, temos apenas de desenvolver novas formas de aceder a essas mesmas competências.
Apesar de cada hemisfério dominar determinado tipo de actividades no processamento de informação, os dois têm capacidade de processar todo o tipo de informação. Limitamos a nossa capacidade de desenvolver novas estratégias ao afirmar que somos mais “hemisfério direito” ou “hemisfério esquerdo”.
Para adquirir novas competências e estimular o processo criativo, temos apenas de desenvolver novas formas de aceder a essas mesmas competências.
Ao criarmos um mapa mental estamos não só a estimular a memória (re-criação do passado no presente), como a criatividade (projectar o presente no futuro) e ambos os hemisférios através do pensamento visual-intuitivo (hemisfério esquerdo) e o pensamento lógico-verbal (hemisfério direito)
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