5.6.11

Brainstorming

Foi desenvolvido por Alex Osborn em 1953 e é aplicado para gerar ideias e identificar problemas. É frequentemente utilizado na publicidade, no design, na inovação tecnológica, no management, na educação, entre outros. Este activa a memória e incentiva o fluxo de ideias expontâneas. Tem como princípio base "quanto mais ideias melhor", mesmo que estas sejam descabidas e impensáveis.


O GRUPO
  • 6 - 12 participantes
  • ‘especialistas’ e não-especialistas
  • Composição: 1 moderador + 5 membros regulares + 5 convidados + 1 secretário.
AS REGRAS
  • todas as ideias são bem-vindas
  • quantidade antes de qualidade
  • não pensar as ideias até ao fim
  • ideias podem ser combinadas
O MODERADOR
  • lidera a sessão
  • informa acerca do tema / problema
  • encoraja os membros em produzir ideias
  • anota as ideias
  • assegura que as regras são cumpridas
  • orienta o processo através de comentários como: “Não se esqueçam da essência do problema!”, “Não haverá outras alternativas?”
  • neutraliza críticas
  • classifica as ideias segundo áreas temáticas ou segundo a sua importância



BRAINWRITING
Vamos procurar nomes para o novo conceito.
  • Avaliação intuitiva - Hitlist
BRAINSKETCHING
Vamos desenhar símbolos para o nome do novo produto.
Agora só falta realizar o produto, comunicá-lo e vendê-lo!

Sem comentários:

Enviar um comentário