O termo ‘Semântica’ refere-se a relação do signos e da interpretação dos signos (significado). Assim, a Semântica no Design reúne aspectos fenomenológicos, semióticos e hermenêuticos.
Função Formal-Estética
A estrutura-formal dos produtos, independente do seu significado = a função sintáctica do produto.
Os meios formais aplicados dependem do efeito perceptivo pretendido.
Função de indicio
As características de um produto que o tornam perceptível e compreensível.
Indicam a essência (Wesen) de um produto (identificação) e o seu uso prático (manusear, encaixar, empilhar, etc.). O mesmo indício pode ter significados diferentes.
Função simbólica
Indicam directamente e indirectamente um contexto social.
Dependem de estilos de épocas ou estilos parciais (nacional/regional, de autores, de grupos ‘target’, de empresas, de conceitos).
Fomentam associações: feminino/masculino, jovem/antigo, lúdico/racional, pacífico/agressivo, etc.
\\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD
Sem comentários:
Enviar um comentário