5.6.11

Fase de Investigação

A recolha de dados, é, talvez o principal método de investigação. Contudo este método pode dividir-se em dois géneros de fontes, as primárias e secundárias.

FONTES PRIMÁRIAS
  • Proximidade e envolvimento com o objecto de estudo 
  • Quando o próprio investigador recolhe informação através de métodos de
  • recolha como questionários ou entrevistas.
  • A informação recolhida é única para o investigador e para a sua pesquisa e até à sua publicação ninguém tem acesso à referida informação.
  • Informação criada na actualidade sobre a actualidade (existe conhecimento/ experiência pessoal sobre o descrito)
Ex: relatos na primeira pessoa, correspondência e diários, textos literários e narrativos, Jornais periódicos, escrituras/editais


FONTES SECUNDÁRIAS
  • Informação que outros reuniram através de informação primária (não recolhida directamente pelo investigador; nem recolhida especificamente para o investigador)
  • Generalizações, interpretações, sínteses, reflexões ou avaliações da informação original (muitos dos trabalhos académicos)
  • Trata-se da obra de alguém que estuda/faz referência ao pensamento de outro autor ou a informação gerada por outros.
EX: cartas memorandos, comunicados, agendas, planos, propostas, cronogramas, jornais internos etc.

Entrevistas

Permitem um relacionamento estreito entre entrevistador e entrevistado.
Existem dois tipos de entrevistas, as estruturadas e não-estruturadas.

Entrevistas estruturadas:
-questões previamente criadas (guião prévio)
-facilitam a comparação dos resultados de várias entrevistas

Entrevistas não-estruturadas:
-o entrevistador procura através da conversa livre dados para análise qualitativa
-tipologias:
          .focada
          .clínica
          .não dirigida

Vantagens:
.Recolha rica de dados com um bom grau de profundidade
.Todos os segmentos da população, desde crianças a literados, podem utilizar este método
.Grande flexibilidade, as perguntas podem ser tanto esclarecidas como complementadas 
.Oportunidade de avaliação de atitudes e gestos
.É possível posterior quantificação e tratamento estatístico de dados 

    Limitações:
    .Dificuldades de expressão ou comunicação entre ambas as partes
    .Incompreensão por parte do entrevistado e posterior falsa interpretação do entrevistador
    .Entrevistado pode estar a ser influenciado
    .Despende muito tempo de preparação e de difícil realização quando se procuram resultados mais objectivos 


    Tipos de questões
    1. Com relação ao conteúdo
    • Apuramento de factos \\ Ex - Que jornal leu ontem? , Onde trabalha ? 
    • Questões de opinião \\ Ex - Acha que o jornal X é objectivo? , Gosta do seu local de trabalho ? 
    2. Com relação à forma
    • Perguntas abertas (resposta livre, vocabulário do entrevistado) - fáceis de colocar mas de difícil caracterização e avaliação
    • Perguntas fechadas (escolha entre duas ou mais opções) - uniformidade, rapidez e facilidade na análise de respostas. 

    Recomendações
    • Planear entrevista: objectivos e guião da mesma
    • Conhecimento do entrevistado 
    • Marcação com antecedência: adquar o local e definir uma hora
    • Confidencialidade dos dados obtidos 


    Quais as vantagens e as limitações da técnica de entrevista?

    Vantagens:
    • permite uma recolha rica de dados e bom grau de profundidade.
    • pode ser utilizada para todos os segmentos da população (iliterados, crianças, académicos, …)
    • há flexibilidade, perguntas podem ser esclarecidas e complementadas.
    • oferece a oportunidade para avaliar atitudes e gestos.
    • permite que os dados sejam posteriormente quantificados e submetidos a tratamento estatístico.
    Limitações:
    • dificuldades de expressão e comunicação por ambas as partes.
    • incompreensão por parte do entrevistado que pode levar a uma falsa interpretação.
    • possibilidade do entrevistado ser influenciado.
    • ocupa muito tempo e é difícil de ser realizada.


      Tipos de questões - com relação ao conteúdo.
      • Apuramento de factos - “Que jornal leu ontem?” “Onde trabalha?…”
      • Questões de opinião - “Pensa que o jornal X é objectivo?” “Gosta do seu local de trabalho?”
      Tipos de questões - com relação à forma.
      • Perguntas abertas: respostas livres e mais variadas, com o vocabulário do entrevistado. São fáceis a colocar mas difíceis de categorizar e valorizar.
      • Perguntas fechadas: escolha de resposta entre duas ou mais opções (escolha múltipla). Maior uniformidade, rapidez e facilidade da análise das respostas.
      Recomendações para a realização de entrevistas
      • Planeamento da entrevista: determinar objectivos e realizar um guião.
      • Conhecimento prévio do entrevistado: a sua familiaridade com o assunto.
      • Marcação com antecedência: definir hora e local adequado.
      • Garantir confidencialidade dos dados obtidos.   

      \\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD 2010\11

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