A recolha de dados, é, talvez o principal método de investigação. Contudo este método pode dividir-se em dois géneros de fontes, as primárias e secundárias.
FONTES PRIMÁRIAS
- Proximidade e envolvimento com o objecto de estudo
- Quando o próprio investigador recolhe informação através de métodos de
- recolha como questionários ou entrevistas.
- A informação recolhida é única para o investigador e para a sua pesquisa e até à sua publicação ninguém tem acesso à referida informação.
- Informação criada na actualidade sobre a actualidade (existe conhecimento/ experiência pessoal sobre o descrito)
Ex: relatos na primeira pessoa, correspondência e diários, textos literários e narrativos, Jornais periódicos, escrituras/editais
FONTES SECUNDÁRIAS
- Informação que outros reuniram através de informação primária (não recolhida directamente pelo investigador; nem recolhida especificamente para o investigador)
- Generalizações, interpretações, sínteses, reflexões ou avaliações da informação original (muitos dos trabalhos académicos)
- Trata-se da obra de alguém que estuda/faz referência ao pensamento de outro autor ou a informação gerada por outros.
EX: cartas memorandos, comunicados, agendas, planos, propostas, cronogramas, jornais internos etc.
Entrevistas
Permitem um relacionamento estreito entre entrevistador e entrevistado.
Existem dois tipos de entrevistas, as estruturadas e não-estruturadas.
Entrevistas estruturadas:
-questões previamente criadas (guião prévio)
-facilitam a comparação dos resultados de várias entrevistas
Entrevistas não-estruturadas:
-o entrevistador procura através da conversa livre dados para análise qualitativa
-tipologias:
.focada
.clínica
.não dirigida
Vantagens:
.Recolha rica de dados com um bom grau de profundidade
.Todos os segmentos da população, desde crianças a literados, podem utilizar este método
.Grande flexibilidade, as perguntas podem ser tanto esclarecidas como complementadas
.Oportunidade de avaliação de atitudes e gestos
.É possível posterior quantificação e tratamento estatístico de dados
.Recolha rica de dados com um bom grau de profundidade
.Todos os segmentos da população, desde crianças a literados, podem utilizar este método
.Grande flexibilidade, as perguntas podem ser tanto esclarecidas como complementadas
.Oportunidade de avaliação de atitudes e gestos
.É possível posterior quantificação e tratamento estatístico de dados
.Dificuldades de expressão ou comunicação entre ambas as partes
.Incompreensão por parte do entrevistado e posterior falsa interpretação do entrevistador
.Entrevistado pode estar a ser influenciado
.Despende muito tempo de preparação e de difícil realização quando se procuram resultados mais objectivos
Tipos de questões
1. Com relação ao conteúdo
- Apuramento de factos \\ Ex - Que jornal leu ontem? , Onde trabalha ?
- Questões de opinião \\ Ex - Acha que o jornal X é objectivo? , Gosta do seu local de trabalho ?
- Perguntas abertas (resposta livre, vocabulário do entrevistado) - fáceis de colocar mas de difícil caracterização e avaliação
- Perguntas fechadas (escolha entre duas ou mais opções) - uniformidade, rapidez e facilidade na análise de respostas.
Recomendações
- Planear entrevista: objectivos e guião da mesma
- Conhecimento do entrevistado
- Marcação com antecedência: adquar o local e definir uma hora
- Confidencialidade dos dados obtidos
Quais as vantagens e as limitações da técnica de entrevista?
- permite uma recolha rica de dados e bom grau de profundidade.
- pode ser utilizada para todos os segmentos da população (iliterados, crianças, académicos, …)
- há flexibilidade, perguntas podem ser esclarecidas e complementadas.
- oferece a oportunidade para avaliar atitudes e gestos.
- permite que os dados sejam posteriormente quantificados e submetidos a tratamento estatístico.
- dificuldades de expressão e comunicação por ambas as partes.
- incompreensão por parte do entrevistado que pode levar a uma falsa interpretação.
- possibilidade do entrevistado ser influenciado.
- ocupa muito tempo e é difícil de ser realizada.
- Apuramento de factos - “Que jornal leu ontem?” “Onde trabalha?…”
- Questões de opinião - “Pensa que o jornal X é objectivo?” “Gosta do seu local de trabalho?”
- Perguntas abertas: respostas livres e mais variadas, com o vocabulário do entrevistado. São fáceis a colocar mas difíceis de categorizar e valorizar.
- Perguntas fechadas: escolha de resposta entre duas ou mais opções (escolha múltipla). Maior uniformidade, rapidez e facilidade da análise das respostas.
- Planeamento da entrevista: determinar objectivos e realizar um guião.
- Conhecimento prévio do entrevistado: a sua familiaridade com o assunto.
- Marcação com antecedência: definir hora e local adequado.
- Garantir confidencialidade dos dados obtidos.
\\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD 2010\11
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