Conjunto de técnicas que estimulam o pensamento em design.
Lógica abdutiva = Combinação entre dualidades:
- pensamento divergente e convergente;
- pensamento ‘livre’ e crítico;
- pensamento racional e emocional;
- pensamento metódico e intuitivo;
- pensamento destrutivo e construtivo;
- pensamento sapiens e demens.
OS PRINCÍPIOS
- aumentar a velocidade do pensamento.
- facilitar a gestão do conhecimento memorizado e a procura de novas informações.
- alterar a percepção comum (seg. modelos conhecidos).
- estimular combinações ‘incomuns’ (confrontação semânt.).
- incentivar estados emocionais intensos.
OS OBJECTIVOS
- orientar as actividades cognitivas.
- aumentar a motivação.
- estimular a imaginação e intuição.
- melhorar a capacidade colectiva de criar algo novo e a dinâmica da equipa em geral.
- alcançar os parâmetros de avaliação.
O que se pode fazer com uma mola?
- Prender Roupa
- fechar sacos
- pendurar fotografias e outros
- tapar o nariz
- fazer construções
Parâmetros de avaliação
FLUIDEZ
-produção de muitas ideias, sem pensar na sua qualidade e realização.
EXEMPLOS:
Arte: Picasso (mais do que 20.000 obras)
Música: Mozart (mais do que 600 obras)
Design: Ingo Maurer
Empresas: Google, etc.
FLEXIBILIDADE
-Produção de diversas categorias de ideias ou/e expressar uma ideia de diferentes maneiras
EXEMPLOS:
Arte: Picasso (vários periódos e diversas expressões artísticas)
Design: Ingo Maurer (diversas linguagens e tecnologias)
Empresas: Google, etc.
\\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD 2010\11
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