O Design Thinking não passou da vontade de se mudar os paradigmas analíticos e mecanicistas juntamente com o seu modelo operativo RPS (Racional problem Solving), usados nos anos 70. Portanto, a partir dos anos 80, mudou-se para um paradigma holístico e emergente, cujo modelo se chama Reflective Practice, Co-Evolution of problem Solving e Design como fenómeno sistémico. Este, veio alterar significativamente os ciclos de vida das empresas, padrões de consumo, estilos de vida, tecnologia, etc.
O Design Thinking, de uma forma muito simples, é uma ferramenta para imaginar experiências mais sofisticadas e dar-lhes a forma desejada, de manera que estas nos satisfaçam emocionalmente e façam sentido para cada um.
Segundo um estudo, o rácio de empresas com um desempenho focado no Design, em oposição ao de outras empresas é de 10 para 1.
Visão operacional do Design:
Administração – Decide a estratégia do negócio
Designers- Visualizadores e produtores dessas estratégias
Visão estratégica do Design:
Administração + Designers – Decidem a estratégia do negócio
Designers- Visualizadores e produtores dessas estratégias
“O Design Thinking pode identificar um aspecto de comportamento humano, e convertê-lo em benefícios para o consumidor, além de adicionar valor ao negócio.” Tim Brown, IDEO
Diferente dos processos tradicionais: analíticos, racionais, formais e convergentes.
É um processo criativo baseado na construção de ideias, que procura eliminar o medo de falhar encorajando a experiência/prototipagem na procura da construção de soluções cada vez melhores e centradas nas pessoas.
Definição
“Design Thinking é uma abordagem centrada nas pessoas, no ser humano, para atingir a inovação, que surge das ferramentas do designer e integra as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos de mercado”. Tim Brown
O processo de design thinking envolve a formulação das perguntas certas, tais como:
. Para quem é esse produto?
. Quais são as necessidades e os hábitos das pessoas que podem ser identificados?
. Quem são os concorrentes?
Todas essas questões podem ser resumidas numa só :
Qual é a solução que meus clientes precisam?
Um design thinker tem como principais características a empatia, o experimentalismo, o pensamento integrador, a colaboração, o optimismo, o pensamento criativo, etc.
Caso de estudo: El Bulli
O Restaurante El Bulli, localizado em Roses, na Costa Brava espanhola, foi descrito como “o mais imaginativo gerador de haute cuisine no mundo”.
A sua cozinha não é sinónimo de gastronomia molecular, nem de espumas ou pós...
Ferran Adrià vende – aparelhos, utensílios, produtos químicos, livros, comida, mas principalmente a própria imagem. Tem um rigoroso método de catalogar as próprias criações e sua evolução, pois está certo de que o tempo lhe dará um lugar de destaque na História da Gastronomia.
O medo é o maior bloqueio do Design Thinking, pois este não passa da experiência sem medo de falhar. Ideias estúpidas não existem para estas pessoas, tudo é possível, e é assim que as grandes ideias surgem, não passam de estratégias que ajudam a decidir o futuro de cada empresa, a criatividade lado-a-lado com o negócio.
\\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD 2010\11
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