5.6.11

Modelo 4 D's

O British Design Council, em 2005, elaborou este modelo que chamou de 4 D's, e está dividido em 4 fases: Discover, Define, Develop e Deliver.



PROCURA DO QUE QUEREMOS ATINGIR?

- Início do projecto é marcado por uma ideia ou inspiração inicial que procura identificar as necessidades do consumidor/público-alvo e possíveis áreas a melhorar ou inovar.



SÍNTESE E DEFINIÇÃO/ESCOLHA DA ORIENTAÇÃO DO PROJECTO

- Interpretação e alinhamento das necessidades identificadas com os objectivos comerciais.
- Construção do briefing de projecto que inclui sintetizar as ideias e conceitos iniciais, tendo também em conta os objectivos da empresa, desafios e necessidades do consumidor.
- Uso das descobertas efectuadas na fase anterior para identificar aspectos do comportamento humano que apresentam oportunidades a explorar.
- Esta fase termina com uma definição clara do problema e um plano de acção que lhe dará resposta através do design de produtos/serviços.

EXPLORAÇÃO E ANÁLISE DO MÁXIMO DE IDEIAS

- Fase em que as ideias e palavras se transformam e criam uma ligação com o consumidor, através do desenvolvimento de soluções de design, num percurso de testes, iteratividade e prototipagem.
- No fim desta fase o produto está pronto para produção e entrega no mercado

> Trabalho multidisciplinar
> Uso de ferramentas para materializar ideias
> Prototipagem e Teste
> Gestão visual da evolução do trabalho para melhor controlo e partilha da evolução na equipa

O PRODUTO/SERVIÇO É FINALIZADO E LANÇADO NO MERCADO
- Fase em que se efectuam testes finais, aprovação do produto e lançamento.
- O impacto do produto/serviço é medido através de ferramentas como inquéritos de satisfação, observação de consumidores, métricas sobre vendas/tempo de utilização/reclamações/avarias.

Research has shown that people in the US, and it would be similar for other western countries, have approximately five hours more free time per week than they had 30 years ago. Thanks to modernity we perform less housework, we have fewer children, and we are retiring earlier. But we are busier than ever before. Although we have more free time a large proportion of that time is spent watching television, and the remainder of our ‘free’ time is spent in leisure obligations. These leisure obligations take the place of traditional sources of meaning in our life such as religious traditions, community, etc. Leisure is now a means to an end not undertaken for its own sake. Our leisure obligations are for a purpose – fitness, socialising, or fulfilling expectations.

Fonte: Slow Movement, retirado em 17 de Fevereiro de 2010, de http://www.slowmovement.com/downshifting.php


\\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD 2010\11

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