OBJECTIVOS:
- recolher dados
- identificar comportamentos, costumes, hábitos
- encontrar detalhes
Estimular a percepção e o pensamento associativo.
TIPOS DE OBSERVAÇÃO
- Observação por acaso
- Auto-observação
- Observação planeada de outros
Auto-observação e -documentação
CARACTERÍSTICAS
- ajuda entender nuances da vida
- serve para observar processos por um período longo de tempo
FERRAMENTAS
- diário
- máquina fotográfica ou câmara
- gravador de voz
Como em quase tudo, os métodos de observação não se restringem a um único método. Existem dois, o naturalista, que serve para investigar grandes grupos (culturas, hábitos, etc) e é uma observação participativa, feita de dentro, ou seja, com vários níveis de integração no grupo, com ou sem intervenção. O observador passa a actor e o seu papel depende das características do observador (sexo, idade, pronúncia, comportamento, etc.). A única vantagem deste método é a autenticidade desta observação, em contrapartida é dificil registar o observado. Por outro lado, temos o método sistemático que serve para identificar grupos pequenos e especificos, para isso o observador tem de conhecer muito bem o grupo, e serve sobretudo para confirmar as hipóteses iniciais.
Existem 3 tipos:
- Observação individuo ou grupo
- Observação curta ou longa
- Observação aberta ou escondida
Quais a vantagem e as limitações do método Sistemático ?
- Vantagem: no registo e na eliminação de “ruídos”
- Desvantagem: o comportamento do grupo altera
Q. What is Ethnography?
A. Ethnography is the study of people in their natural or “native” environments—where they live, work, shop, and play. It is a set of complementary techniques developed within the discipline of anthropology. The ethnographic method requires a well-trained researcher skillful in immersing him or herself in diverse environments, cultures, and populations; in establishing rapport with people in these social contexts; and in interacting with them through participation, observation and dialogue to uncover their attitudes, beliefs, perceptions, and values, as well as the unspoken cultural patterns that shape behavior.
Q. When is Ethnography appropriate?
A: In a business or marketing research context, ethnography is used to uncover, interpret, and understand the consumer point-of-view and the hidden rules of environments. Whereas focus groups and surveys rely on self-reporting and memory out of context, ethnography provides a holistic view of consumers in the context of their daily lives. There really is no substitute for the opportunity to experience what consumers experience. For example, consumers do not interact with your products and services in isolation; they are affected by changing family patterns, unseen cultural factors, and other products and objects in the proximate environment. Ethnographic research is the best means for getting at these unspoken cultural and social patterns that shape consumer behavior. Ethnography can be used as a stand-alone technique or can be used in conjunction with other qualitative and quantitative marketing research techniques.
Ethnographic Tool Kit
.Participant-observation in real-life settings
.Onsite in-depth interviews
.Video and Documentaries
.Affinity group interviews
.Photo, audio, and written journals or diaries
.Experience Mapping
Processos de trabalho de um Designer
Objectivo: Concepção de novos artefactos para designers e grupos profissionais semelhantes.
Tarefa: Determinem a utilização deste método.
- Participant-observation in real-life settings
- Onsite in-depth interviews
- Video Documentaries
- Affinity group interviews
- Photo, audio, and written journals or diaries
- Experience Mapping
Classificação e visualização das informações:
.Desenho
.Storyboarding
.Mind Maps
.Infografia
.Infografia Interactiva
\\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD 2010\11
Sem comentários:
Enviar um comentário