5.6.11

Metodologias de Linguagem

Na discussão das novas tendências em Design, os métodos fenomenológicos, semióticos, semânticos e hermenêuticos ganham mais importância no desenvolvimento de novos produtos e de novas marcas.



FENOMENOLOGIA
Ciência que estuda os fenómenos em relação ao contexto em que são percepcionados. Procura da essência de cada coisa no seu mundo de vivências.

SEMIÓTICA

Ciência que ajuda criar e interpretar os signos. Signos são: gestos, expressões faciais, expressões verbais, desenhos, música, roupa, comida, etc.
Cada coisa tem mais de que um significado.


HERMENÊUTICA
Ciência da interpretação, originalmente de textos escritos, actualmente também de gestos e objectos.

A diferença entre a abordagem fenomenológica, semiótica e hermenêutica:
- A descrição fenomenológica significa descrever algo como este se apresenta. A sua essência, sem considerar conhecimentos prévios, não perceptíveis.
- Signos sempre são transmitidos ou reconhecidos através de experiências ou convenções.
- A interpretação é sempre realizada no âmbito da nossa biografia e visão.

\\ Resumo de textos e imagens das apresentações passadas na aula de metodologias em design, Katja Tschimmel e Mafalda Moreira, ESAD 

Sem comentários:

Enviar um comentário